CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
22/07/2020

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

A construção sustentável, embora tal conceito não seja recente, vem tomando cada vez mais notoriedade no ramo da construção civil. Uma vez que, é estimado que cerca de metade dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas tenham sua origem em construções.

Diante do cenário acima citados, vamos expor de forma simples e clara o que é a construção sustentável e as propostas desse conceito da construção civil.

O conceito de construção sustentável propõe o consumo eficiente, e consequentemente reduzido, de materiais e energia; redução da geração de resíduos; preservação do ambiente e da paisagem; além de qualificação da construção considerando todo o seu ciclo de vida.

Isso quer dizer que uma construção sustentável não é pensada apenas em relação à execução da obra, mas também no que se refere ao seu uso posterior.

 

Dentre as características da construção sustentável podemos citar:

  • Escolha dos materiais: o ideal é optar por aqueles que estão disponíveis no local, com potencial para reciclagem, que não sejam tóxicos e apresentem uma boa autoconservação. Nesse sentido, é interessante também preferir materiais que gerem menos resíduos na operacionalização da obra;

 

  • Edificação em si: é indicado que seja projetada de maneira adequada ao clima da região, de modo a reduzir o consumo de energia por seus ocupantes, a exemplo da boa iluminação e ventilação naturais. Também se deve cuidar para orientação solar adequada, utilização de coberturas verdes e previsão de elementos que facilitem a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida;

 

  • Energia: deve ser pensada tanto para o momento da construção quanto para o uso posterior da edificação. Deve-se priorizar o uso de coletor solar térmico, energia solar fotovoltaica, energia eólica e afins. O tratamento, reutilização e medidas de economia de água também estão em pauta;

 

  • Áreas externas: deve-se ter atenção ao tratamento paisagístico, de modo a preferir a vegetação nativa, respeitar os aspectos culturais locais, oferecer espaços para compostagem de resíduos, cultivo de alimentos, distribuição de sombras, dentre outras questões semelhantes.