EPI PARA GARANTIR A SAÚDE E PROTEÇÃO
24/06/2020

EPI PARA GARANTIR A SAÚDE E PROTEÇÃO

EPI é a sigla utilizada para Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador com o intuito de protegê-lo dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Os EPI’s incluem luvas de proteção e segurança, protetores auriculares, capacetes de segurança e óculos ou viseiras de segurança.

 

EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, diminuindo qualquer tipo de risco ou ameaça ao trabalhador. O uso desses equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6 onde está definido que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro de deu local de trabalho.

 

Os equipamentos de proteção individual devem ser sempre mantidos em ótimas condições e precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Portanto, para que o uso dos equipamentos de proteção seja realmente efetivo, empregados e empregadores devem entender a importância da utilização deles no dia a dia da empresa.