O QUE É E COMO FUNCIONA UMA BOMBA HIDRÁULICA
11/11/2020

O QUE É E COMO FUNCIONA UMA BOMBA HIDRÁULICA

A bomba hidráulica é o nome de um tipo de dispositivo que é muito utilizado na indústria, principalmente no setor da construção. Ela é um componente indispensável, que também pode ser chamado de “máquina hidráulica operatriz”, integrando, dessa forma, sistemas que são capazes de transformar energia potencial em energia cinética ou energia de pressão.

 

Para uma bomba hidráulica funcionar é necessário que ela tenha de algum tipo de fluído líquido, como por exemplo um óleo, que será responsável por gerar a pressão que se transformará em energia.

 

Um erro comum que temos, é pensar que a bomba hidráulica é a única responsável pela pressão, sendo que, na verdade, ela somente possibilita a criação de um fluxo de líquido, com a pressão sendo uma decorrência direta desse fluxo; para que seja gerada a pressão, é necessário introduzir algum tipo de carga no sistema, como por exemplo um pistão, que será responsável por movimentar o líquido e, com isso, gerar pressão.

 

Bombas hidráulicas são equipamentos de grande utilidade, porém também são complexos, é recomendado que consulte um técnico antes de realizar a compra de uma.