O QUE É GALVANIZAÇÃO E FERRO GALVANIZADO?
08/07/2020

O QUE É GALVANIZAÇÃO E FERRO GALVANIZADO?

galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro metal com a finalidade de melhorar sua aparência protegê-lo contra a corrosão. Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise onde o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo. A solução eletrolítica deve conter um sal composto por cátions do metal que se deseja revestir a peça.

 

Já o ferro galvanizado é material de ferro que foi revestido com uma camada de zinco para ajudar o metal a resistir à corrosão. O aço pode também ser galvanizado. Quando o metal necessita ser utilizado em um ambiente em que existem granes chances de haver a corrosão, muitas vezes, a galvanização do material pode ser a solução para que a peça ou produto acabado seja capaz de suportar as condições climáticas do ambiente de instalação.

 

Portanto, a galvanização é um método extremamente eficiente para proteger o ferro pois mesmo que a superfície esteja riscada, o zinco atua como metal de sacrifício, dessa forma ele se oxida para proteger o material.