Certificação

O que é ferro fundido maleável?

O ferro fundido maleável é um material que reúne as vantagens do aço e as do ferro fundido cinzento proporcionando assim, resistência mecânica e alta fluidez no estado líquido, o que permite a produção de peças finas e bem mais complexas.

O ferro fundido maleável de núcleo preto é submetido a um tratamento térmico por várias horas tornando as conexões fabricadas com esse material mais resistente ao choque.

O que é uma conexão galvanizada?

Conexão em ferro que foi revestido com uma camada de zinco para proteção contra a corrosão. A galvanização é um método eficiente para proteger o ferro porque mesmo que a superfície esteja riscada, o zinco atua como metal de sacrifício, se oxida para proteger o ferro.

O que é uma certificação compulsória?

Certificação compulsória é aquela que tem caráter obrigatório quanto à certificação dos produtos relacionados à área de segurança, saúde e meio ambiente. O interessado somente poderá comercializar seu produto após a obtenção do certificado concedido por organismo de avaliação da conformidade, acreditado pelo INMETRO.

Portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) nº160, de maio de 2001. Qual a finalidade?

A portaria estabelece que, a partir de julho de 2008, os fabricantes e importadores de conexões de ferro fundido maleável para condução de fluidos só deverão ofertar seus produtos certificados de acordo com a portaria e as normas NBR6943:2000.

Obriga também que os comerciantes e varejistas deverão adquirir os produtos nas mesmas condições a partir de julho de 2009.

Durante todo o processo de certificação e manutenção do certificado, as empresas fabricantes e importadores, deverão produzir as conexões de acordo com a normas brasileiras e seus produtos serão submetidos à testes semestrais em laboratório acreditado pelo Inmetro para avaliação da qualidade. As amostras serão coletadas tanto na fábrica quanto no mercado brasileiro (Serão recolhidas as amostras no estoque de clientes e parceiros).

Como identificar os produtos certificados?

O selo de identificação da conformidade para o produto deverá ser marcado em todas as conexões, menos aquelas, cujas dimensões, impossibilitam a marcação:

Todas as embalagens também deverão ser marcadas com o selo de segurança: